quinta-feira, 12 de abril de 2012

Discurso de Posse de Márcio Alves na Câmara Municipal de Trairi


DISCURSO NA CÂMARA DE VEREADORES DE TRAIRI – CE

AGRADECIMENTOS

Gostaria de agradecer em primeiro lugar ao Deus Supremo que nos criou, nos ama e nos proverá nas nossas necessidades, e acima de tudo, nos dotou de inteligência para que possamos nos comunicar .
Gostaria de agradecer, aos ainda meus Pais, familiares e amigos que de forma direta e indiretamente, confiam em mim e apostam no meu sucesso.
E gostaria de agradecer, fundamentalmente, a todos os cidadãos que estão aqui, presentes ou não, e que estão a me ouvir em prol de nossos direitos.
 O principal compromisso que temos na vida é com nosso desenvolvimento seja pessoal, profissional ou social.
Uma enorme parte das nossas ideias e sentimentos é aprendida com a educação, através da influência de nossos pais e professores, por esse motivo é que as razões aprendidas constituem uma importantíssima parte da nossa mente, e nós, educadores, devemos prestar muita atenção a que tipo de influências nos submetemos e evitar àquelas que não são construtivas para nós.
Ao retornar a esta casa legislativa, renovo meus compromissos com o povo que me elegeu, dando-me a oportunidade de representa-los.
Não somos seres terminados, concluídos. Felizmente!
A nossa capacidade criadora reside de um bem intangível a consciência, a inteligência, o raciocínio, a razão. Esse bem nos foi cedido para uma razão maior que é a evolução e o bem-estar do ser humano.
Minha vida toda foi pautada em defesa dos menos favorecidos, com ênfase na participação social... : “Todo cidadão possui direitos políticos garantidos na Constituição Federal de 1988”. O principal direito político e o mais exercido por todos é o direito de votar e ser votado. Mas a participação da população não se limita ao voto para a escolha de seus representantes no Poder Executivo e no Poder Legislativo.

 A Constituição de 1988 possibilitou a participação dos cidadãos e cidadãs nos rumos das cidades, Estado e País. Estão previstos no artigo 14 da Constituição Federal, o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular, também como direitos políticos.

“Consciência é o ‘eco’ dos valores da natureza humana, do SER, o homem”.
Se as causas são: verdade, justiça, amor, honestidade, os efeitos só poderão ser construtivos, positivos.

Pensando nisso o filósofo brasileiro Marcelo Botter disse:
A pior gente do mundo está entre os Mandantes e seus Comandados. A nós, resta que Deus nos oriente para que nossos caminhos nunca se cruzem com os deles, e se se cruzarem teremos que ter uma posição e defendê-la num diálogo.
Não ter “posição” sobre nada é pouco inteligente.
Dizer: _ ‘tudo é muito relativo, depende...’ é para pessoas que nunca assumem suas próprias convicções e nem a si mesmos.
De fato, sempre ‘tudo é relativo’, mas dentro do ‘grande todo, da totalidade’, cada um deve ir encontrando suas verdades pessoais – nunca absolutas – porém capazes de dar suporte para suas atitudes, reflexões e decisões. Tudo isso é que nos dá segurança e nunca tenha medo de colocar o que pensa, aquilo em que acredita, de trocar ideias e opiniões, de ‘ser você mesmo’.

CIDADANIA!!!
Essa palavra meus colegas, embora possua não apenas um significado, mas vários, quando aqui se ler sobre cidadania, está querendo dizer mais dignidade às pessoas, sejam pobres ou ricas, sem preconceitos de origem, etnia, sexo, cor, idade, credo, partido político e quaisquer outras formas de discriminação.
Esta dignidade que precisa ser politicamente conquistada, expressa-se aqui através da palavra CIDADANIA.
Um filósofo disse certa vez que só o poder controla o poder, e esse poder emana do povo. O poder em seu nome é exercido? Se o poder não pertence a uma só pessoa e, sim, a um grupo, e se desaparece a união desse grupo, acaba-se o poder. Que dificuldade há em quem quer ver os seus direitos respeitados, não forme um grupo.
Entretanto, poder todos temos. Poder de fazer, de deixar, de realizar, de criar, de consumir, disto e daquilo, poder de ir e vir. Dentre outros poderes.
Portando, como forma de ouvir a comunidade apresento para todos, um instrumento de comunicação entre este parlamentar que vos fala e a população de nossa cidade, Um blog: www.marcioalvestrairi.com.br na internet, como forma de interagirmos. E ainda apresentarei nos próximos dias, outros meios de ouvir a população onde não tiver acesso a essa tecnologia.
Termino minha fala agradecendo a escuta de todos e deixo aqui um trecho da Musica da Cantora Católica, Celina Borges, para refletirmos a letra da canção.
“...Posso tudo, Naquele que me fortalece, nada e ninguém no mundo  vai me fazer desistir, quero tudo, quero sem medo entregar meus projetos”....


Trairi-CE, 09/04/2012

Marcio Alves Ribeiro
Vereador – PDT

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu discurso, texto de fácil leitura... Boa sorte na sua empreitada e q nessa sua nova caminhada vc possa obter o sucesso que é comum à tudo que se propõe a fazer!
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir